SMB 2017 convida para brincar e encantar o tempo. Afinal, que tempo é esse?

5 de maio de 2017

Em 2017, a Aliança pela Infância propõe uma Semana Mundial do Brincar dedicada ao tempo, mais precisamente ao ritmo, ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e cadencia a vida com imaginação, fantasia e vivências físicas e anímicas.

Se em 2016, a SMB tratou do espaço, do lugar, com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”, agora avançamos para o tempo, para que acumulemos conhecimento e reflexões essenciais nesse contínuo tempo-espaço. Um contínuo que, na infância, pode e deve ser encantado.

Toda vida implica ritmos. O conjunto de processos vitais é uma harmonia rítmica, tal como o Universo inteiro pulsa em ritmos. O ser humano é uma conjunção de múltiplos ritmos diferentes – os ritmos biológicos, o ritmo da natureza, o ritmo das estações do ano. Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas. Expira-se e inspira-se; há o sono e a vigília; a fome a saciedade; a disposição e o cansaço.

E a infância? A infância também tem seus ritmos e pede diferentes respostas para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança ao longo das fases de seu crescimento.

A SMB 2017 é, assim, um chamado para que adultos se tornem bons ritmistas e observem e criem condições para que as crianças possam ter seus ritmos encantados pelo brincar e, com isso, se religuem com os ritmos da natureza, dos quais fazem parte. Para que nos atentemos às pressões que muitas vezes recaem sobre a infância, atropelando seu desenvolvimento individual e único, querendo acelerar o tempo e a privando do direito de ser criança.

O tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e se encantar pelo mundo, juntos, na convivência diária e movimentada da vida. E o ritmo torna o tempo saudável, seguro. Brincadeiras do dia e da noite, brincadeiras que acendem e agitam o corpo, brincadeiras que acalmam, brincadeiras para imaginar, para sonhar, para pular, para viver.

A força solar da manhã, a observação da luz e do vento; a imaginação que encanta o comer, as cores, os aromas e as formas do alimento; a descoberta do mundo e do conhecimento humano; a cadência serena da imaginação que conduz ao sono com histórias encantadas…. Tudo é ritmo, tudo é brincar. Tudo é ritmo encantado pelo brincar.

Vamos sintonizar nossa fantasia e deixar que as crianças tenham uma vida melodiosa, harmoniosa, encantada!

Mão na massa

Assim como em 2016, a SMB 2017 deverá reunir conhecimentos e propor discussões que ampliem o repertório de todos que promovem e se envolvem com a Semana, bem como para pais e educadores que garantem o dia-a-dia do brincar.

Estamos disponibilizando um Guia que traz mais sobre o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”:

  • O que é ritmo e o que ele tem a ver com o desenvolvimento infantil?
  • O ritmo do dia e o ABCD encantado da infância – encantar o ritmo de aprender, brincar, comer e dormir.
  • Ritmo e rotina. Liberdade e pressão. Ações regentes para uma vida mais saudável.
  • O tempo da infância e suas brincadeiras – cada fase da criança tem seu ritmo de brincar.
  • O dia e as estações do ano – como brincar conectado com a natureza. Brincadeiras de acordar e dormir, do frio e do calor, o sol, o vento, a chuva e tudo mais!

Você pode imprimir o guia ou usá-lo apenas para leitura e base para suas atividades, é só clicar aqui para acessá-lo.

Inspire-se

Além do guia, para inspirar suas atividades na SMB 2017, sugerimos a leitura da publicação sobre o ABCD Encantado da Infância, um material muito rico, fruto da Série Inspirações. Está disponível clicando aqui.

Para obter dicas de artigos, publicações, livros, ações e vídeos, é só acessar nossa página “Inspirações e Experiências”, aqui.

Para ter acesso ao material de comunicação completo e inscrever uma ação é só clicar aqui.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br